sexta-feira, 10 de junho de 2011

Metástase

O mecanismo complexo pelo qual o câncer se espalha pelo corpo é conhecido como metástase. É, por definição, o crescimento neoplásico à distância, sem dependência ou continuidade do foco primário. Cerca de 90% das mortes por câncer são ocasionadas por neoplasias que se espalham pelo corpo.


Por mecanismos ainda desconhecidos, as células neoplásicas em vez de se manterem unidas, se desprendem, e caem na corrente sanguínea ou linfática. A partir daí elas circulam pelo corpo. A maioria dessas células morre, de maneiras diversas, que podem ser: simplesmente serem incapazes de sobreviver “flutuando” na corrente sanguínea, serem danificadas ao colidir com as paredes dos vasos ou passar por espaços muito pequenos, morrendo a seguir, ou serem reconhecidas por células do sistema imune e destruídas, e etc.



       Como e onde as células em trânsito param é diferente para variados tipos de câncer. Quando elas finalmente param, deixam o meio em que eram transportadas e invadem o tecido adjacente ao vaso. Isso nem sempre ocorre, e mesmo que a célula neoplásica consiga chegar a um novo tecido ela ainda pode morrer ou falhar em se reproduzir. Mas se o novo ambiente for vantajoso, a célula recém-chegada começará a crescer e se reproduzir, formando um novo tumor.


Fontes: 
Alberts, Johnson, Lewis, Raff, Roberts, Walter; Biologia Molecular da Célula, 5a Edição
Keith Moore, Arthur Dalley; Anatomia Orientada para Clínica
http://biocarthagenes.blogspot.com/2011/04/neoplasias-e-metaplasias.html

Postado por Antonio Kotovicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário