terça-feira, 28 de junho de 2011

Telomêros, telomerases e o Câncer

     Os telômeros são uma importante estrutura presente nas extremidades de todos os cromossomos humanos, ajudam na divisão celular evitando que haja uma perda demasiada de material genético, controlam esta mesma divisão dizendo para as células o momento correto em que se deve parar de reproduzir-se para envelhecer. Este envelhecimento celular acarretaria então em um encurtamento telomérico, levando a pessoa a ficar mais velha de maneira mais rápida e progressiva,este evento pode ser evitado pela ação da enzima telomerase .A enzima telomerase é classificada como transcriptase reversa, e composta por uma subunidade protéica que possui um componente interno de RNA, região molde para a ligação do DNA, que deveria participar na supressão de tumores, no entanto, com a diminuição da ação da telomerase, os cromossomos diminuem sua área na região dos telômeros  provocando o câncer e o envelhecimento. 



BASES GENÉTICAS E MOLECULARES DA TELOMERASE
     A telomerase é composta por um componente de RNA e outro componente protéico.o componente de RNA possui mais de 400 nucleotídeos que são capazes de complementar a seqüencia telomérica TTAGGG.já o componente protéico ajuda na síntese dos telomeros catalisando a adição dos desoxirribonucleotídeos na ponta dos cromossomos.
     O problema da replicação presente nas células cancerígenas:
     
  (Um) Quando as duas fitas de DNA se separam a enzima DNA-polimerase promove a montagem de cópias, usando cada uma delas como modelo. Mas essa enzima só atua de modo continuo em uma das fitas (seta azul). Na outra a síntese ocorre de forma descontínua (seta vermelha).
     (Dois) Na fita em que a replicação é descontínua, a atuação da polimerase depende da presença de seqüências curtas de RNA chamadas primers (iniciadores) . Com isso, são sintetizados fragmentos da nova fita, até a montagem completa.

     (Três) Outras enzimas removem os primers, após cumprirem sua missão, e preenchem os espaços vazios entre os fragmentos.

     (Quatro) No entanto, o primer situado na extremidade da fita replicada de modo descontínuo é removido mais o espaço não é preenchido, deixando uma falha (encurtamento).


Postado : Lucas Faria

http://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/viewFile/122/68



            





3 comentários:

igor disse...

Trabalho numa empresa dos Eua que contem produtos q agem nos telomeros do nosso Dna.
mais informacoes 41 9655 3456

Unknown disse...

interessante

Katia disse...

Estou tomando astragalus, porque ajuda a telomerase

Postar um comentário