sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mutações em enzimas do Ciclo de Krebs podem levar ao desenvolvimento do Câncer



Quando uma via metabólica é desregulada de alguma maneira o resultado pode ser catastrófico e gerar diversas moléstias. Mutações em enzimas do Ciclo de Krebs, em humanos e outros mamíferos, ocorrem com pequeníssima frequência. Entretanto, caso ocorram em enzimas específicas há um desencadeamento de desenvolvimento tumoral em diversas regiões do corpo humano. 
Defeitos genéticos no gene que codifica a fumarase levam a tumores no músculo liso (leiomas) e nos rins.
Mutações na succinato-desidrogenase levam a tumores na glândula adrenal (feocromocitomas).


Estrutura do complexo formador da fumarse


Em eventuais culturas celulares em que as enzimas que catalisam  a hidratação (adição de uma molécula de água a uma ligação covalente) de fumarato e o convertem L-malato (pela fumarase); e que catalisam a conversão de Succinil-CoA a Malato (pela succinil-desidrogenase) forma mutadas, há um acúmulo de fumarato e o succinato e este acúmulo ocasiona um quadro pseudo-hipoxia nas células em que tais genes foram mutados. 

Estrutura do complexo succinato-desidrogenase



Este quadro hipoxêmico, gerado pelo acúmulo dos substratos acumulados,  induz também a ativação anormal do fator de transcrição HIF-alfa (hipoxia-inducible transcription factor) e a célula então passa a expressar os genes controlados por este fator em níveis celulares altos. Este mecanismo gerado pela falha metabólica acima é o provável responsável pela formação dos tumores citados. 

Tendo por base por base o exposto, justifica-se o motivo  de os genes codificadores da succinil desidrogenase e fumarase serem classificados como supressores de tumor.





Fontes:





Postado por  Bruna Stéfany

Nenhum comentário:

Postar um comentário